Compreendendo João 10.31-38

 

Compreendendo João 10.31-38

O mensageiro Jesus usou a contextualização da palavra elohim para dizer que ele era um poderoso (el/אֵ֑ל) pela permissão do seu Pai YHWH. Vamos ler a passagem em questão:

 

“Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar. Respondeu-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai; por qual destas obras me apedrejais?

Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.

Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois deuses?

Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida, e a Escritura não pode ser anulada,

«quele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus?

Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis.

Mas, se as faço, e não credes em mim, crede nas obras; para que conheçais e acrediteis que o Pai está em mim e eu nele.”

 

Analisando:

1.       “Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai”:  Observe claramente que Jesus não disse que as obras eram dele, mas sim de YHWH.

 

2.       Os judeus responderam”: Observe aqui que, o copista que escreveu essa passagem do livro chamado de João não era um israelita, provavelmente alguém que viveu entre os séculos I e III, da era comum.

 

3.        mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.”: Observe que são alguns judeus que o acusaram de tentar se colocar no lugar do Pai, mas tal afirmação nunca foi dito por Jesus. Alguns judeus queriam imputar nele a narrativa da blasfêmia. Jesus nunca se fez DEUS, isso é uma falsa alegação de uma meia dúzia de judeus. Infelizmente hoje líderes cristãos usam um falso testemunho de alguns judeus para afirmar que Jesus estava se passando por Deus, isso é errado, porque Jesus nunca fez tal afirmação, mas foram feitos pelos seus acusadores.

 

4.       Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois deuses?”: Para se defender da falsa alegação feita por um “bocadinho” de judeus que queriam calar a voz dele, Jesus usa um texto da bíblia do livro de Salmos capítulo 82.
Ele usa essa passagem para dizer que ele era um poderoso (el/אֵ֑ל) sob a ordemdo ETERNO Deus. Leia novamente para entender: “Deus está na congregação dos poderosos (el/אֵ֑ל) julga no meio dos deuses.” Salmos 82:1. Jesus jamais se passou pelo ETERNO Deus, mas disse que:”
obras boas procedentes de meu Pai” o tornava poderoso, da mesma forma como era os que estavam na assembleia do ETERNO Deus, leia salmos 82.1-6.

 

5.       Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida”:  Nessa passagem Jesus mostra que outras pessoas foram consideradas deuses(poderosos). Veja o que ele disse: “a quem a palavra de Deus foi dirigida”, um ser humano pode ser um poderoso, se a palavrado ETERNO Deus, for dirigida a ela, leia o que disse o Eterno para Moises: “Então disse o ETERNO a Moisés: Eis que te tenho posto por deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta.” Êxodo 7:1.
Ninguém adorou Moises, porque todos entendiam o verdadeiro significado desse título “poderoso (el/אֵ֑ל)”.

 

6.       vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus?”: Veja que Jesus compreendeu corretamente a acusação de alguns judeus, na realidade eles estavam o acusando de blasfêmia porque ele se dizia filho de Deus. Então ele mostrou ao pequeno grupo de acusadores que, David também havia se considerado filho de Deus e que também havia dito que os anjos eram deuses, Se nas Escrituras existe afirmação, por que eles (um “bocadinho” de judeus) queriam condená-lo por tal afirmação?

Jesus nunca em nenhuma passagem dos evangelhos que ele era o ETERNO Deus, mas que na realidade ele era filho, poderoso no contexto da palavra el/אֵ֑ל em hebraico e aramaico.

 

7.       o Pai está em mim e eu nele”: Algumas pessoas acham que essa frase é uma alegação cabal da divindade de Jesus, porém isso é um erro, porque ele               disse que nós também estaríamos no Pai e o Pai em nós, isso não nos torna divinos, mas filhos de Deus. Se ser filho de Deus faz com que a pessoa se torna um deus para ser adorado, então o mesmo se aplica a nós.

Nós sabemos pelas escrituras que devemos adorar somente o ETERNO Deus o Pai de Jesus.

 

 

Moises, anjos e os juízes foram chamados de deuses(deus), caso Jesus fosse chamado de deus, não teria problema algum, mas tal afirmativa não existe na bíblia.  

Postagens mais visitadas deste blog

A palavra “elohim” e a palavra “deus”

A trindade na antiga babilônia.

Jesus é eterno?