Devemos adorar Jesus?

 Devemos adorar Jesus?

    A adoração dedicada à Jesus é algo praticado por milhões de pessoas ao redor do planeta, mas será que Jesus pediu para ser adorado? E o que podemos dizer dos textos que dizem afirmar uma hipotética adoração a ele? Vamos, a partir de agora expor os versos que supostamente mostram os seguidores dele adorando-o como um deus. 

   

Alguns textos bíblicos que supostamente confirmam a adoração: 

 

1ª - “Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me! Mateus 15:25” 

 

2ª - “E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. Mateus 28:17” 

 

3ª - “Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo. Mateus 2:2” 

 

4ª - “E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. Mateus 8:2” 

 

5ª - “Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus. Mateus 14:33” 

 

6ª - “, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes, avise-me, para que também eu vá e o adore. Mateus 2:8” 

 

    Lendo todos esses textos o entendimento que podemos ter é, que devemos também adorá-lo, mas será de fato que isso aconteceu? Será que todas essas pessoas adoraram Jesus? O Eterno disse “Não adorarás nenhum outro” Antes de entendermos afundo os versos em questão, precisamos analisar os ensinamentos de Jesus sobre adoração, vou te mostrar os versículos que mostram uma contradição. Jesus nunca pediu adoração.  

 

     Muitas pessoas fazem objeções dizendo: “Se ele não pediu adoração, por que então ele aceitou e não repreendeu?”. A resposta é simples: Porque ninguém o adorou, o maior problema está na tradução dos textos. Deixaremos esse assunto para depois vamos agora analisar os ensinos de Jesus. 

 

Textos bíblicos que comprovam a adoração somente ao Eterno e não para Jesus. 

 

1ª - “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; 

porque o Pai procura a tais que assim o adorem. João 4:23” 

 

2ª - “Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o 

Pai. João 4:21” 

 

3ª - “Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao (Yhwh) Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.” Mateus 4:10 

 

     Observe que nos textos acima Jesus confirma que a adoração deve ser somente ao Pai e em nenhum momento ele chama a adoração para si, por que ele nunca pediu adoração? Ele estava disposto a morrer e não tinha medo de nada, porque ele não ensinou dizendo: Vocês devem me adorar?

 

     Para entender melhor esse assunto devemos estudar sobre o Eterno e o mensageiro Jesus, devemos primeiro saber quem é quem e só depois continuarmos o estudo. 

 

Quem é o Pai segundo o próprio Jesus? 


Vamos ler o que ele disse: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. João 15:1


Lógico que Jesus não é o mesmo Criador dos céus e da terra, veja os textos a seguir onde Jesus é mostrado como mensageiro e Deus é mostrado como o Criador de tudo:  

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. João 15:1” 

“Eu sou o ETERNO que faço tudo, que sozinho estendo os céus, e espraio a terra por mim mesmo;” Isaías 44:24

 

Observe agora que o Pai dá algo para Jesus, isso prova que o Pai não é o mesmo Jesus:  

“Tudo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. João 6:37” 

 

Nesse outro texto fica ainda mais clara a ideia de que Jesus é o Mensageiro do Eterno: “… Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu. João 14:28” 

 

2ª Para Shaul (Paulo), quem era o Deus e Pai de Jesus? 

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso senhor Jesus o Ungido, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; 2 Coríntios 1:3” 

Será que você ainda tem dúvidas? Jesus é o enviado do Eterno. Com esse entendimento poderemos continuar com o estudo. 

 

Estudaremos algumas palavras gregas que traduzidas erroneamente para o português fizeram toda essa confusão. 

  

“Proskuneu” e “Latreia” 

Precisamos de antemão entender essas duas palavras gregas que podem ser decisivas nesse estudo. Vamos ao significado de cada uma dessas palavras. 

  

Latreia: A palavra grega LATREIA é usada geralmente para o serviço de culto a Deus ou a ídolos. A característica do Antigo Testamento em relação ao termo sugere que a adoração verdadeira a Deus não é um ritual meticulosamente cumprido, mas sim a obediência à voz de Deus que brota da gratidão pelos atos divinos de salvação na história (Dt 10.12-13). Todas as 21 vezes que o vocábulo aparece nos livros nazarenos é no sentido religioso. Em Hebreus, por exemplo, LATREIA aparece se referindo ao templo, ao tabernáculo (Hb 8.5; Hb 9.9; Hb 10.2; Hb 13.10).  Portanto, precisamos concluir que a palavra LATREIA basicamente significa “serviço”, “serviço de culto”. É justamente o que Shaul descreve (Rm 12.1). 


Observação: A palavra “latreia/ λατρεία” nunca foi usada para Jesus. 


Uso da palavra na bíblia grega – latreuo - λατρευσεις:


Ex 23:25 και λατρευσεις κυριω τω θεω σου και ευλογησω τον αρτον σου και τον οινον σου και το υδωρ σου και αποστρεψω μαλακιαν αφ υμων

E servireis(culto) para o ETERNO vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de vós as enfermidades.


Dt 6:13 κυριον τον θεον σου φοβηθηση και αυτω λατρευσεις και προς αυτον κολληθηση και τω ονοματι αυτου ομη

Ao ETERNO teu Deus temerás e a ele servirás, e pelo seu nome jurarás.


Dt 7:16 και φαγη παντα τα σκυλα των εθνων α κυριος ο θεος σου διδωσιν σοι ου φεισεται ο οφθαλμος σου επ αυτοις και ου λατρευσεις τοις θεοις αυτων οτι σκωλον τουτο εστιν σοι

Pois consumirás a todos os povos que te der o ETERNO teu Deus; os teus olhos não os pouparão; e não servirás a seus deuses, pois isto te seria por laço.


Dt 10:20 κυριον τον θεον σου φοβηθηση και αυτω λατρευσεις και προς αυτον κολληθηση και τω ονοματι αυτου ομη

Ao Senhor teu Deus temerás; a ele servirás, e a ele te chegarás, e pelo seu nome jurarás.


Dt 28:36 απαγαγοι κυριος σε και τους αρχοντας σου ους εαν καταστησης επι σεαυτον εις εθνος ο ουκ επιστασαι συ και οι πατερες σου και λατρευσεις εκει θεοις ετεροις ξυλοις και λιθοις


O ETERNO te levará a ti e a teu rei, que tiveres posto sobre ti, a uma nação que não conheceste, nem tu nem teus pais; e ali servirás a outros deuses, ao pau e à pedra.


Outras passagens: Mt 4:10 Lc 4:8 


Referente a palavra – Latreia


Jo 16:2 αποσυναγωγους ποιησουσιν υμας αλλ ερχεται ωρα ινα πας ο αποκτεινας υμας δοξη λατρειαν προσφερειν τω θεω

Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço (culto) a Deus.


Rm 9:4 οιτινες εισιν ισραηλιται ων η υιοθεσια και η δοξα και αι διαθηκαι και η νομοθεσια και η λατρεια και αι επαγγελιαι

Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas;


Rm 12:1 παρακαλω ουν υμας αδελφοι δια των οικτιρμων του θεου παραστησαι τα σωματα υμων θυσιαν ζωσαν αγιαν ευαρεστον τω θεω την λογικην λατρειαν υμων

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.


1Co 10:14 διοπερ αγαπητοι μου φευγετε απο της ειδωλολατριαςα ειδωλολατρειαςτσβ

Portanto, meus amados, fugi do culto aos ídolos.


Gl 5:20 ειδωλολατριαα ειδωλολατρειατσβ φαρμακεια εχθραι εριςα ερειςτσβ ζηλοςα ζηλοιτσβ θυμοι εριθειαι διχοστασιαι αιρεσεις

Culto aos ídolos, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,


Outras passagens: Cl 3:5, Hb 9:1, Hb 9:6, 1Pe 4:3. Em nenhuma dessas passagens a palavra grega, latreia ou latreu é usada para Jesus.

  

Proskuneo: a palavra grega “proskuneo” usada em relação à pessoa de Jesus, significa mesmo adorar? A palavra do grego koiné “proskuneo” aponta literalmente para “reverenciar” ou “homenagear” É utilizada cerca de 59 vezes no N.T para indicar a homenagem que se dá a uma pessoa ao prostra-se aos seus pés. A sua tradução literal seria: “beijar a mão ou o piso diante de”. 

 

    Neste sentido é mais esclarecedor que o vocábulo usado no Primeiros Escritos (Antigo Testamento) mais de 170 vezes para indicar REVERÊNCIA, “Shachah” e que se traduz literalmente como “inclinar-se”, “cair diante de”, “prostrar se”, “ajoelhar-se”. “Beijar” “denota contato”, “aproximação”, “relação”. Pode-se reverenciar ou homenagear à distância, mas o beijo requer aproximação, contato. Também consideramos importantes outros dois termos usados no N.T para indicar “Adoração”: “SEBOMAI” (usado unicamente para o Eterno Deus), que tem a sua raiz na palavra “Sebas” (temor) e “Latreia”, que tem o sentido de culto a uma divindade. Daí também vem o termo “Eidol-Latreia” (IDOLATRIA) que significa “culto aos ídolos”. 

  

     Como fica absolutamente claro a partir dos versículos abaixo, PROSKUNEO significa reverenciar uma autoridade! Vejamos: 

LXX 

Dan. 2:46 – “Então o rei Nabucodonosor caiu sobre a sua face, e “reverenciou” (proskuneo) A Daniel, e ordenou que lhe oferecessem uma oblação e perfumes suaves.” 

Gén. 44:14 – “E veio Judá com os seus irmãos à casa de José, porque ele ainda estava ali; e prostraram-se (proskuneo) diante dele em terra.” 

2 Reis 2:15 – “Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam defronte em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu. E vieram-lhe ao encontro, e se prostraram diante dele (proskuneo) em terra.” 2 Crónicas 24:17 – “Porém, depois da morte de Joiada vieram os príncipes de Judá e prostraram-se (proskuneo) perante o rei; e o rei os ouviu.” 

1 Sam. 24:8 – “Depois também Davi se levantou, e saiu da caverna, e gritou por detrás de Saul, dizendo: Rei, meu senhor! E, olhando Saul para trás, Davi se inclinou com o rosto em terra, e se prostrou (proskuneo).” 

1 Sam. 25:23 – “Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou se, e desceu do jumento, e prostrou-se (proskuneo) sobre o seu rosto diante de Davi, e se inclinou à terra.” 1 Sam. 28:14 – “E lhe disse: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um homem ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra, e se prostrou (proskuneo).” 

  

2 Sam. 9:6 – “E Mefibosete, filho de Jônatas, o filho de Saul, veio a Davi, e se prostrou (proskuneo) com o rosto por terra e inclinou-se; e disse Davi: Mefibosete! E ele disse: Eis aqui teu servo.” 

2 Sam. 14:4 – “E a mulher tecoíta falou ao rei, e, deitando-se com o rosto em terra, se prostrou (proskuneo) e disse: Salva-me, ó rei.” 

2 Sam. 14:22 – “Então Joabe SE PROSTROU (PROSKUNEO) sobre o seu rosto em terra, e se inclinou, e agradeceu ao rei; e disse Joabe: Hoje conhece o teu servo que achei graça aos teus olhos, ó rei, meu senhor, porque o rei fez segundo a palavra do teu servo.” 

1 Reis 1:16 – “E Bate-Seba inclinou a cabeça, e SE PROSTROU (PROSKUNEO) perante o rei; e disse o rei: Que tens?” 


1 Reis 1:23 – “E o fizeram saber ao rei, dizendo: Eis aí está o profeta Natã. E entrou à presença do rei, e PROSTROU-SE (PROSKUNEO) DIANTE DELE com o rosto em terra.” 


1 Reis 1:31 – “Então Bate-Seba se inclinou com o rosto em terra e SE PROSTROU (PROSKUNEO) DIANTE DO REI, e disse: Viva o rei Davi, meu senhor, para sempre.” 


1 Reis 1:53 – “E mandou o rei Salomão, e o fizeram descer do altar; e veio, E PROSTROU-SE (PROSKUNEO) PERANTE O REI SALOMÃO, e Salomão lhe disse: Vai para tua casa.” 


1 Crónicas 21:21 – “E Davi veio a Ornã; e olhou Ornã, e viu a Davi, e saiu da eira, e SE PROSTROU (PROSKUNEO) 

PERANTE DAVI com o rosto em terra.” 

  

     Vou recapitular as duas palavras que acabamos de estudar. A primeira é “Latreia” que significa: serviço de culto ou prestar culto. Já a palavra “Proskuneo” significa: “Beijar a mão”, “em frente de”, “reverenciar” ou “prostra-se” 

 

Observação: Alguns dicionários gregos cristãos, acrescentaram o significado “adorar” à palavra, porém não existe nenhuma ação de culto relacionado a palavra Proskuneo. 


Com esses significados em mente vamos estudar cada versículo dos livros Nazarenos (N.T) que aparentemente nos mostra adoração a Jesus. 

 

Para melhor compreensão vamos voltar aos textos do “novo testamento” que indica uma suposta adoração a Jesus: 


“Então chegou ela, e adorou-o (Proskuneo), dizendo: 

Senhor, socorre-me! Mateus 15:25” 

“VEJA NA BIBLIA DE JERUSALÉM” 

 


“E, quando o viram, o adoraram (Proskuneo); mas alguns duvidaram. Mateus 28:17” “VEJA NA BIBLIA DE JERUSALÉM” 

 


“Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela 

no oriente, e viemos a adorá-lo (Proskuneo). Mateus 2:2” 

 


“E, eis que veio um leproso, e o adorou (Proskuneo), dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. Mateus 8:2” 

 


“Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no (Proskuneo), dizendo: És verdadeiramente o 

Filho de Deus. Mateus 14:33” 

 


“, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes, participai-o, para que também eu vá e o adore (Proskuneo). Mateus 2:8” 

 


“E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem (Proskuneo).” 

Hebreus 1:6 

 

  

Veja como a bíblia ecumênica traduziu:  

“Que todos os anjos de Deus se prostrem (Proskuneo) diante dele.” – Tradução Ecumênica da Bíblia. 

Outra bíblia: “E todos os anjos de 

Deus se inclinem diante dele.” – Goodspeed Bible e bíblia TEB. 


  

Fica claro que Jesus não foi adorado, só o Eterno Deus deve ser cultuado. Para terminar esse estudo eu usarei a fala do Mestre Jesus que disse: 


“Então disse Jesus: Retira-te, Adversário, porque está escrito: Ao ETERNO teu Deus temerás, e só a ele prestarás culto. [Dervarim – DT 6:13] Mateus 4:10” Bíblia Israelita. 


Deus o nosso Salvador disse:  


“2 Eu sou o ETERNO teu Deus, que te tirei da terra do Mitzraim, da casa da servidão. 3 Não terás outros deuses diante de mim. 4 Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5 Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o ETERNO teu Deus, sou Deus zeloso, que visito o delito dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, 6 e uso de clemência com milhares dos que me amam e guardam os meus Mitzvot (mandamentos).” Shemot-Êxodo 20:2-6


Segundo o que Jesus ensinou, quem devemos adorar? 

Ele nos ensinou coisas maravilhosas, e um dos ensinamentos que podemos destacar é que existem falsos adoradores e verdadeiros adoradores. Quem são os falsos e como podemos identificá-los? Como podemos saber quem os verdadeiros? As respostas para essas perguntas estão nos ensinos do Mestre e em toda a bíblia.


   Precisamos primeiro saber quem é o verdadeiro Deus, e com essa informação poderemos descobrir as respostas para as perguntas acima.


   Jesus respondeu quem é o verdadeiro Deus:

“E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro…” João 17:3. 


Nos versículos mais a frente Jesus conversa com Maria e diz a ela quem de fato é nosso Deus e como deveríamos considerar ser Jesus, leia: 

“mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.” João 20:17.


   Com esses ensinos, fica claro que o Pai é nosso Deus e Jesus é nosso irmão. Agora nós sabemos pelas palavras de Jesus quem de fato é nosso verdadeiro Deus.


   Sobre a adoração verdadeira Jesus disse: 


“Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos …. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. João 4:22,23”


   Segundo as palavras de Jesus, quem de fato são os verdadeiros adoradores? Sim, os que adoram o Pai. Jesus nunca pediu para sim adoração, nunca disse que era deus, e quando um jovem tentou adorá-lo dizendo “Bom mestre”, bom no sentido de Bom dos bons, Jesus rebate, e entendo a pretensão do jovem ele respondeu: 

“Por que me chamas bom? Não há Bom, senão um, que é Deus.” Lucas 18:19, 

a palavra aqui grifada “Bom” não se refere a bondade humana, mas um tipo de bondade que só Deus pode fazer, por isso Jesus afirmou em outras palavras ao jovem que Bom é somente o PAI.


Uma pergunta para análise, quem são os verdadeiros adoradores? Jesus responde: 

“…os verdadeiros adoradores adorarão o Pai…” João 4.23. 

Quando Satan pediu para que Jesus o adorasse veja a resposta dele sobre quem deveria ser adorado: 

“está escrito, ‘Ao IHVH teu Deus adorarás, e só a ele cultuaras’.” Mateus 4:10, 

Jesus estava recitando um verso de Deuteronômio 6.13.


Está claro como a luz do dia, que Jesus ensinou a existência dos falsos e dos verdadeiros adoradores. Nós sabemos que os verdadeiros, adoram o PAI, e os falsos tentam adorar outras pessoas, sobre isso Jesus disse: 

“ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.” João 14:24. 

Um verdadeiro mensageiro não fala de si mesmo, mas fala movido por Deus.


Foi Deus que inspirou Jesus a dizer: 

“…os verdadeiros adoradores adorarão o Pai…” João 4.23, 

disse isso porque surgiriam no futuro várias crenças erradas tais como; trindade, unicismo, bindaismo e outras crenças onde Jesus também é adorado. Jesus falou inspirado por Deus, então já mais poderia mentir e falar enganosamente. Porque o próprio Jesus disse: 

“E aquele que me enviou está comigo. O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada.” João 8:29 


“As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.” João 14:10.


Nós sabemos por meio das palavras de Jesus que nada do que ele fez foi por vontade dele, mas pela vontade do Pai, agora ficou claro para nós o que Deus disse por meio do profeta Isaías em concordância com as palavras de Jesus, leia: 

“Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim.” Isaías 46:9 

Jesus disse: “…Meu Pai, que me deu, é maior do que todos… ‘…porque meu Pai é maior do que eu ‘” João 10.29 e 14.28.


Devemos fazer a vontade de Deus o PAI todo poderoso, não podemos agir pela vontade do apostolo Paulo, Pedro, Tiago, David ou Saul e sim pela vontade exclusiva de Deus, veja o que Jesus disse sobre isso 

“Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;” Mateus 6:10


E sabe qual é a vontade de Deus sobre a adoração, Jesus responde: “o Pai procura a tais que assim o adorem.” João 4:22, observe que é a vontade do Pai. 


Postagens mais visitadas deste blog

A palavra “elohim” e a palavra “deus”

A trindade na antiga babilônia.

Jesus é eterno?