Jesus é filho de Deus?

 Jesus é filho de Deus?

Sim, claro que sim, se até Adão foi considerado filho de Deus, por que ele não seria? Deus chamou Jacó de filho porque Jesus não poderia ser chamado? Quando os toraistas dizem que Jesus é filho de Deus, não entendemos ser nos mesmos moldes do pensamento greco-romano. Jesus é filho de Deus pelo espírito e não pela carne. O Eterno não é homem ou mulher para gerar. Quando um humano nasce do espírito torna-se filho de Deus e irmão de Jesus, assim como Moises também é meu irmão.


   O que Jesus quis dizer ao se expressar com as seguintes palavras: “Filho do homem”? Mateus 8.20 Aqui destaco a expressão dita por ele: “Filho do homem”. Em dezenas de passagens Jesus diz ser filho do homem, mas a quem ele estaria se referindo? Para entender essa expressão precisaremos analisar profundamente o termo em questão.

Antes de analisarmos a expressão mencionada precisamos entender se Deus é o “homem” hipoteticamente dito por Jesus. Os textos bíblicos abaixo, deixarão claro que Deus não é homem:

Oséias 11.9, “Não executarei o furor da minha ira; não voltarei para destruir a Efraim, porque eu sou Deus e não homem, o Santo no meio de ti; eu não virei com ira.”

Números 23.19 “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?”

Atos 12.22, “E o povo exclamava: Voz de Deus, e não de homem.”

Jó 33.12 “Eis que nisso não tens razão; eu te respondo; porque maior é Deus do que o homem.”

Não há dúvidas, Jesus não estava se referindo a Deus, mas então, o que significa? Como podemos entender? Abaixo colocaremos os versos bíblicos onde essa mesma expressão é mencionada por diversas vezes e em nenhuma delas se refere a Deus, mas ao homem. Quando a bíblia diz “filho do homem” aponta para alguém que é 100% humano, a expressão serve para afirmar que o filho é de origem humana. Dentro dessa mesma análise, entendemos que em mais de 80% das vezes que essa expressão “filho do homem” aparece ela se refere ao próprio profeta que transmite a mensagem.

Jó 16.21 “para que ele defenda o direito que o homem tem diante de Deus e o que o filho do homem tem perante o seu próximo.”

Jó 25.6 “quanto menor o homem, que é um verme, e o filho do homem, que é um vermezinho!”

Jó 35.8 “A tua impiedade poderia fazer mal a outro tal como tu; e a tua justiça poderia aproveitar a um filho do homem.”

Salmos 80.17 “Seja a tua mão sobre o varão da tua destra, sobre o filho do homem que fortificaste para ti.”

Ezequiel 2.1 “E disse-me: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo.”

Ezequiel 2.6 “E tu, ó filho do homem, não os temas, nem temas as suas palavras; ainda que estejam contigo sarças e espinhos, e tu habites entre escorpiões; não temas as suas palavras, nem te assustes com os seus semblantes, ainda que são casa rebelde.”

Ezequiel 34.2 “Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o YHWH Deus: Aí dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?”

Daniel 8.17 “Veio, pois, perto de onde eu estava; e vindo ele, fiquei amedrontado, e caí com o rosto em terra. Mas ele me disse: Entende, filho do homem, pois esta visão se refere ao tempo do fim.”

Jesus sabia o que estava falando, ele usou a mesma expressão usada por outros profetas, portanto ele não estava se referindo ao ETERNO, porque Deus não é homem, mas referia a si próprio como sendo 100% homem e dependente de Deus. Em Salmos 80.17, diz: “Seja a tua mão sobre o varão da tua destra, sobre o filho do homem que fortificaste para ti.” Aqui fica claro a ideia de Jesus ao usar essa expressão, estava se declarando um servo de Deus, com condições humanas, limitado e totalmente dependente do ETERNO.


Postagens mais visitadas deste blog

A palavra “elohim” e a palavra “deus”

A trindade na antiga babilônia.

Jesus é eterno?