O Pai é nosso único e suficiente salvador.

 O Pai é nosso único e suficiente salvador.

É comum ouvirmos que Jesus é nosso único e suficiente salvador, mas a pergunta é: o que diz as escrituras? Quem de fato é nosso salvador? Vamos analisar passo a passo o que diz a Bíblia sobre essa questão.

Assim diz YHWH: “Eu, eu sou YHWH, e fora de mim não há salvador.” Is 43:11 Se não existe salvador fora do Eterno, como entendemos o texto que disse que Jesus é salvador? Ou como podemos entender sobre Moises ser um salvador para os hebreus? Veja ainda mais o que disse YHWH:

Os 13:4, Todavia, eu sou YHWH teu Deus desde a terra do Egito; portanto não conhecerás outro deus além de mim, porque não há salvador senão eu.

Não existe outro salvador, só YHWH é quem nos salva. Mas, então, por que a bíblia diz que Jesus é salvador? A resposta para essa pergunta é simples, vamos ler com mais atenção novamente o texto do profeta Isaias:

“Eu, eu sou YHWH, e fora de mim não há salvador.” Is 43:11

Observe que o Eterno disse “fora de mim”, ou seja, não existe salvador fora dele, quem envia um salvador é o Eterno, se Deus envia um salvador, ele é apenas instrumento de salvação, é uma ferramenta nas mãos do Eterno YHWH, quem envia salvador é Ele. Leia o texto abaixo:

Is 19:20 “E servirá isso de sinal e de testemunho para YHWH dos exércitos na terra do Egito; quando clamarem YHWH por causa dos opressores, ele lhes enviará um salvador, que os defenderá e os livrará. [grifo meu]”


“E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvar o mundo.” [grifo meu]

1 João 4:14

Observe o que disse o profeta “ele lhe enviará”. Quem envia os profetas salvadores é tão somente YHWH, logo não é a ferramenta que executa, mas é quem a manuseia, as vezes Deus nos envia salvação por meio de profetas, leia:

Ob 1:21 Subirão salvadores ao monte de Sião para julgarem o monte de Esaú; e o reino será de YHWH.

Note nessa passagem que pode haver vários salvadores, mas todos são enviados pelo Eterno YHWH. Veja na passagem dos evangelhos o que diz: 

Jo 3:17 Porque Deus [YHWH] enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

“O Pai me enviou” João 20.21


Note que quem enviou Jesus foi YHWH o Soberano, tudo é feito pela vontade do PAI, não existe salvador fora dele. 

Outras pessoas também foram salvação para quem creu neles, vejamos:


Jônatas | 1Sm 14:45, mas o povo disse a Saul: Morrerá, porventura, Jônatas, que operou esta grande salvação em Israel?...


Moisés | Ex 3:10 Agora, pois, vem e eu te enviarei a Faraó, para que tireis do Egito o meu povo, os filhos de Israel.


1Sm 9:16 Amanhã a estas horas te enviarei um homem da terra de Benjamim, o qual ungirás por príncipe sobre o meu povo de Israel; e ele livrará o meu povo da mão dos filisteus; pois olhei para o meu povo, porque o seu clamor chegou a mim.


Jesus mesmo disse que só faz o que YHWH manda João 15.10, e que o Pai é maior do que ele. João 14.28 Quando Jesus disse que a salvação vem dos judeus, referia a si próprio como essa pessoa de salvação. Mas, a fonte de toda salvação vem do Eterno YHWH.


Somente o Eterno é nossa rocha de Salvação, observe nos versos abaixo que, nessas passagens é o nome do Pai que é citado como rocha da salvação:


2Sm 22:3 É meu Deus, a minha rocha, nele confiarei; é o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. O meu Salvador; da violência tu me livras.

2Sm 22:47 O YHWH vive; bendita seja a minha rocha, e exaltado seja Deus, a rocha da minha salvação,

Sl 18:2 O YHWH é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo, em quem me refúgio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.

Sl 18:46 Vive o YHWH; bendita seja a minha rocha, e exaltado seja o Deus da minha salvação,

Sl 28:1 A ti clamo, ó YHWH; rocha minha, não emudeças para comigo; não suceda que, calando-te a meu respeito, eu me torne semelhante aos que descem à cova.

Sl 31:3 Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; pelo que, por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me.

Sl 42:9 A Deus, a minha rocha, digo: Por que te esqueceste de mim? por que ando em pranto por causa da opressão do inimigo?

Sl 62:2 Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é ele a minha fortaleza; não serei grandemente abalado.

Sl 62:6 Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha fortaleza; não serei abalado.

Sl 71:3 Sê tu para mim uma rocha de refúgio a que sempre me acolha; deste ordem para que eu seja salvo, pois tu és a minha rocha e a minha fortaleza.

Sl 89:26 Ele me invocará, dizendo: Tu és meu pai, meu Deus, e a rocha da minha salvação.

Sl 92:15 para proclamarem que o YHWH é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça.

Sl 144:1 Bendito seja o YHWH, minha rocha, que adestra as minhas mãos para a peleja e os meus dedos para a guerra;


Terminamos esse estudo com as seguintes falas de Jesus. 

“Graças te dou, ó Pai, Soberano do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.”

Mateus 11:25 


Postagens mais visitadas deste blog

A palavra “elohim” e a palavra “deus”

A trindade na antiga babilônia.

Jesus é eterno?