Quem foi o único que criou o universo?

 

Quem foi o único que criou o universo?

 

Hoje pela bondade de Deus falarei sobre um assunto muito importante para entendermos gênesis 1.26 no qual está escrito “façamos o homem a nossa imagem”, a grande pergunta é; Quem estava com YHWH na criação do mundo?

Alguém estava com Deus, ele não estava sozinho. Para um grupo religioso, três pessoas divinas, para outras eram milhares (Deus e os anjos) e outros creem que era apenas o ETERNO. Mas segundo a frase de Gn 1.26, havia no mínimo um ser com o Soberano, quem era? Para chegarmos biblicamente a essa resposta precisamos examinar outros textos. Vamos a partir de agora analisar quem estava com Deus no início da criação.

Seria a Sabedoria?

No livro de provérbios temos uma pista, e ela será importante. Consultemos provérbios 8.22:

“YHVW me criou como o princípio de seu caminho, antes das suas obras mais antigas; fui formada desde a eternidade, desde o princípio, antes de existir a terra. Nasci quando ainda não havia abismos, quando não existiam fontes de águas; antes de serem estabelecidos os montes e de existirem colinas eu nasci.

Ele ainda não havia feito a terra, nem os campos, nem o pó com o qual formou o mundo. Quando ele estabeleceu os céus, lá estava eu, quando traçou o horizonte sobre a superfície do abismo, quando colocou as nuvens em cima e estabeleceu as fontes do abismo, quando determinou as fronteiras do mar para que as águas não violassem a sua ordem, quando marcou os limites dos alicerces da terra, eu estava ao seu lado, eu colocava ordem com ele; dia a dia eu era o seu prazer e me alegrava continuamente com a sua presença. Eu me alegrava com o mundo que ele criou, e a humanidade me dava alegria. Provérbios 8:22-31”

 

O texto acima não se refere a uma característica de Deus (sabedoria), mas a alguém que recebeu esse título. Meus argumentos do porquê a Sabedoria não é uma característica se dá pelas descrições pessoais, veja:

1º “YHVW me criou”.

2º “Nasci quando ainda não havia abismos”

3º “Eu me alegrava com o mundo”

4º “eu era o seu prazer”

Observe que tais declarações nos convence que era uma pessoa criada por Deus que chamamos de Sabedoria, outro texto que deixa bem claro que alguém criado por Deus estava no princípio da criação do nosso planeta, é provérbios 30.4

...Quem subiu aos céus e desceu? Quem ajuntou nas mãos os ventos? Quem embrulhou as águas em sua capa? Quem fixou todos os limites da terra? Qual é o seu nome, e o nome do seu filho? Conte-me, se você sabe! Provérbios 30:4, grifo meu

Aqui fica evidente que a narração do livro de gênesis 1.26 refere-se que existia alguém com o Soberano, mas que essa pessoa não estava lá para criar o mundo para assistir, presenciar e dar assistência no sentido de contemplar.

“Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” Gênesis 1:26

Apenas YHWH criou o cosmo, mas alguém estava com ele, leiamos novamente, observe em negrito onde a própria Sabedoria diz que foi o ETERNO que sozinho fez tudo:

Ele ainda não havia feito a terra, nem os campos, nem o pó com o qual formou o mundo. Quando ele estabeleceu os céus, lá estava eu, quando traçou o horizonte sobre a superfície do abismo, quando colocou as nuvens em cima e estabeleceu as fontes do abismo, quando determinou as fronteiras do mar para que as águas não violassem a sua ordem, quando marcou os limites dos alicerces da terra, eu estava ao seu lado Pv 8.22, grifo meu

Agora análise provérbios 30.4, note que em negrito são a afirmação que somente o ETERNO Deus fez tudo sozinho:

...Quem subiu aos céus e desceu? Quem ajuntou nas mãos os ventos? Quem embrulhou as águas em sua capa? Quem fixou todos os limites da terra? Qual é o seu nome, e o nome do seu filho? Conte-me, se você sabe! Provérbios 30:4, grifo meu

Nos livros dos profetas, fica ainda mais evidente que somente o ETERNO criou o cosmo, veja:

"Assim diz YHWV, o seu redentor, que o formou no ventre: Eu sou o Senhor, que fiz todas as coisas, que somente eu estendi os céus, que espalhei a terra por mim mesmo, Isaías 44:24, grifo meu.

Isaías 43:7: "Todos os que me invocam, eu os livrarei; os que me honram, eu os salvarei. Eu formei e fiz, eu mesmo, aquilo que digo."

 

Jeremias 10:12: "Ele fez o mundo com sabedoria, estabeleceu os céus com inteligência."

Salmo 33:6-9: "Pelo poder da sua palavra foram feitos os céus, e pela respiração de sua boca, todos os seus exércitos. Ele amontoa as águas do mar como num montão, põe os oceanos em depósitos. Que toda a terra tema o YHWH, que todos os habitantes do mundo têm temor dele. Pois ele falou, e tudo foi feito; ele ordenou, e tudo existiu."

Outra referência de que o Eterno criou sozinho o cosmo é a declaração de Jesus quando ele diz:

Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Mateus 6:9,10

Postagens mais visitadas deste blog

A palavra “elohim” e a palavra “deus”

A trindade na antiga babilônia.

Jesus é eterno?