Postagens

Mostrando postagens de junho, 2024

Jesus é eterno?

 Jesus é eterno?     A grande maioria crê que Jesus é Deus e por isso afirmam que sua pré-existência é um motivo para sua divindade. Mas será que, existir antes do mundo ser criado é uma comprovação da divindade de alguém? Não, não é, os anjos existem antes de Abraão vir à existência e nem por isso são deuses e nem são adorados.       No livro de Mateus 2:5-6 traz a seguintes passagens: “E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo Israel.” Essa passagem faz referência ao livro do profeta Miqueias 5:1-2. Nessa profecia citada por Mateus no segundo capítulo versículo 6 especificamente, fala sobre a vinda de um Messias que estabeleceria um reinado perpetuo em Israel e que as nações do mundo seriam dominadas por Israel e seu Messias.     A única garantia que temos que Jesus é o Messias está no livro de MT 2:6. Ou o p

Devemos adorar Jesus?

 Devemos adorar Jesus?     A adoração dedicada à Jesus é algo praticado por milhões de pessoas ao redor do planeta, mas será que Jesus pediu para ser adorado? E o que podemos dizer dos textos que dizem afirmar uma hipotética adoração a ele? Vamos, a partir de agora expor os versos que supostamente mostram os seguidores dele adorando-o como um deus.      Alguns textos bíblicos que supostamente confirmam a adoração:    1ª - “Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me! Mateus 15:25”    2ª - “E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. Mateus 28:17”    3ª - “Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo. Mateus 2:2”    4ª - “E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. Mateus 8:2”    5ª - “Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus. Mateus 14:33”    6ª - “, enviando-os a Belém, disse: Ide,

Compreendendo João 10.31-38

  Compreendendo João 10.31-38 O mensageiro Jesus usou a contextualização da palavra elohim para dizer que ele era um poderoso (el/אֵ֑ל) pela permissão do seu Pai YHWH. Vamos ler a passagem em questão:   “Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar. Respondeu-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai; por qual destas obras me apedrejais? Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo. Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois deuses? Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida, e a Escritura não pode ser anulada, «quele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus? Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis. Mas, se as faço, e não credes em mim, crede nas obras; para que conheçais e acrediteis que o Pai está e

Jesus é filho de Deus?

 Jesus é filho de Deus? Sim, claro que sim, se até Adão foi considerado filho de Deus, por que ele não seria? Deus chamou Jacó de filho porque Jesus não poderia ser chamado? Quando os toraistas dizem que Jesus é filho de Deus, não entendemos ser nos mesmos moldes do pensamento greco-romano. Jesus é filho de Deus pelo espírito e não pela carne. O Eterno não é homem ou mulher para gerar. Quando um humano nasce do espírito torna-se filho de Deus e irmão de Jesus, assim como Moises também é meu irmão.    O que Jesus quis dizer ao se expressar com as seguintes palavras: “Filho do homem”? Mateus 8.20 Aqui destaco a expressão dita por ele: “Filho do homem”. Em dezenas de passagens Jesus diz ser filho do homem, mas a quem ele estaria se referindo? Para entender essa expressão precisaremos analisar profundamente o termo em questão. Antes de analisarmos a expressão mencionada precisamos entender se Deus é o “homem” hipoteticamente dito por Jesus. Os textos bíblicos abaixo, deixarão claro que Deu

O Pai é nosso único e suficiente salvador.

 O Pai é nosso único e suficiente salvador. É comum ouvirmos que Jesus é nosso único e suficiente salvador, mas a pergunta é: o que diz as escrituras? Quem de fato é nosso salvador? Vamos analisar passo a passo o que diz a Bíblia sobre essa questão. Assim diz YHWH: “Eu, eu sou YHWH, e fora de mim não há salvador.” Is 43:11 Se não existe salvador fora do Eterno, como entendemos o texto que disse que Jesus é salvador? Ou como podemos entender sobre Moises ser um salvador para os hebreus? Veja ainda mais o que disse YHWH: Os 13:4, Todavia, eu sou YHWH teu Deus desde a terra do Egito; portanto não conhecerás outro deus além de mim, porque não há salvador senão eu. Não existe outro salvador, só YHWH é quem nos salva. Mas, então, por que a bíblia diz que Jesus é salvador? A resposta para essa pergunta é simples, vamos ler com mais atenção novamente o texto do profeta Isaias: “Eu, eu sou YHWH, e fora de mim não há salvador.” Is 43:11 Observe que o Eterno disse “fora de mim”, ou seja, não exis

Quem foi o único que criou o universo?

  Quem foi o único que criou o universo?   Hoje pela bondade de Deus falarei sobre um assunto muito importante para entendermos gênesis 1.26 no qual está escrito “façamos o homem a nossa imagem”, a grande pergunta é; Quem estava com YHWH na criação do mundo? Alguém estava com Deus, ele não estava sozinho. Para um grupo religioso, três pessoas divinas, para outras eram milhares (Deus e os anjos) e outros creem que era apenas o ETERNO. Mas segundo a frase de Gn 1.26, havia no mínimo um ser com o Soberano, quem era? Para chegarmos biblicamente a essa resposta precisamos examinar outros textos. Vamos a partir de agora analisar quem estava com Deus no início da criação. Seria a Sabedoria? No livro de provérbios temos uma pista, e ela será importante. Consultemos provérbios 8.22: “YHVW me criou como o princípio de seu caminho, antes das suas obras mais antigas; fui formada desde a eternidade, desde o princípio, antes de existir a terra. Nasci quando ainda não havia abismos, quand

A palavra “elohim” e a palavra “deus”.

Imagem
  A palavra “elohim” e a palavra “deus”.    Para entendermos o tema em questão, precisaremos compreender a palavra deus em hebraico e aramaico. O significado das palavras: Elohim e El, tem um pouco de diferença do termo “deus” em nosso idioma português e uma construção linguística diferente no ocidente.      Para os semíticos (descendentes de Shem filho de Noé) o significado das palavras: El e Elohim é: Poderoso, forte majestoso. Essas palavras foram traduzidas para nosso idioma por; deus ou deuses. Na nossa cultura, deus é um ser adorado uma divindade e objeto de culto.  Quando uma pessoa recebe o título de deus, logo entendemos que o tal é de alguma forma cultuado, mas para os hebreus era diferente, anjos e homens poderiam ser chamados de deuses(deus) e mesmo assim não ser adorado ou cultuado. Moises foi declaro deus para o rei faraó, mas mesmo com esse título ele não foi adorado, veja o texto em questão: “Então disse YHWH a Moisés: Eis que te tenho posto por deus(elohim)